mar
20
O Poder do Sorriso! Como a odontologia pode ajudar na autoestima das pessoas
Um sorriso pode mudar o dia de uma pessoa. Mas o que acontece quando não podemos dar esse sorriso? Como problemas dentários nos afetam diariamente? Nem todo mundo entende como a odontologia pode ajudar na autoestima das pessoas, mas a falta de um tratamento dentário adequado pode afetar tanto física quanto psicologicamente as pessoas. Nada mais contagiante do que um sorriso.
Um sorriso mostra não só uma pessoa feliz, como também demonstra como ela se sente bem com o mundo e com ela mesma. Pessoas com problemas dentários costumam ter muita vergonha de sorrir, se sentem constrangidos em mostrar esse problema para os outros, interferindo diretamente até mesmo nas interações sociais mais simples.
A verdade é que quando estamos satisfeitos com o nosso sorriso, muitos aspectos da nossa vida melhoram, inclusive a autoestima. E, como muita gente considera o sorriso um cartão de visitas, poder apresentar belos dentes pode ajudar muito nos relacionamentos interpessoais. Um pessoa com dentes tortos e amarelados ou até mesmo sem dentes terá mais dificuldade de se relacionar.
Quando nossa saúde bucal não está bem, algo simples e prazeroso como sorrir para uma criança, posar para uma fota ou rir de uma piada acabam se tornando motivo de preocupação e aborrecimento. Nossa autoestima acaba sofrendo, perdemos a confiança em nós mesmos e, às vezes, ocasionam problemas tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Com todas essas relações afetadas, muita gente acaba se entregando a sentimentos negativos e, em caso mais graves, ter depressão profunda e difícil de ser tratada. Situações estas que poderiam ser facilmente prevenidas com algumas medidas simples de higiene e um tratamento odontológico adequado.
Infelizmente, a falta de dentes ainda é um problema que afeta grande parte da população e leva a uma grande queda na autoconfiança. Mesmo com a utilização de próteses, nem toda a confiança é recuperada, pois o uso desses acessórios tende a ser desconfortável. Neste caso, implantes dentários podem ajudar a resolver o problema.
Dentes tortos também tendem a nos deixar inibidos e com a autoestima em baixa. Felizmente, os tratamentos ortodônticos estão cada vez mais populares e com preços mais acessíveis, levando grande parte das pessoas, que sempre tiveram vergonha de sorrir, a mostrar cada vez mais seus dentes. Tratamentos ortodônticos apresentam resultados rápidos, o que faz com que a pessoa persista nele.
O escurecimento dos dentes também é um problema que afeta muitas pessoas, levando-as a ter menos vontade de sorrir. O consumo excessivo de cigarros, café, refrigerantes, chás e vários outros produtos contribui muito para este problema, que pode ser facilmente tratado com limpezas e clareamentos periódicos. E, é claro, parar de fumar e de consumir essas bebidas também ajuda muito.
Pouca gente sabe que, quando não tratamos dos dentes, podemos acabar também com sérios problemas de saúde. A falta de cuidados com a região da boca pode levar não só a cáries, gengivite e perda de dentes como também derrames, infartos, embolia pulmonar e perda da visão, problemas muito mais graves e difíceis de tratar.
A inflamação crônica na gengiva pode levar a complicações provocadas pela formação de coágulos na corrente sanguínea, que acabam gerando problemas graves e crônicos de saúde, além de interferir na ação de determinados medicamentos.
Um tratamento odontológico bem feito pode ajudar a recuperar não só o sorriso, a saúde e a confiança como também (e o mais importante) a autoestima! Por isso, se você tem problemas dentários e já sabe como a odontologia pode ajudar na autoestima das pessoas, basta procurar um consultório que ofereça tratamentos variados e de alta qualidade.